Idioma
O Meu Carrinho 0

O que é um fuso de esferas?

Fuso de esferas - HIWIN

Os fusos de esferas são responsáveis pela conversão de energia de rotação em movimento linear, seja esta energia gerada por um motor de passo, servo motor ou similar. Considerado um sistema de acionamento muito eficiente, de baixo atrito, o fuso de esferas faz um movimento helicoidal, que acontece quando um elemento sólido gira em torno de um eixo fixo, deslocando-se ao longo desse eixo, semelhante a uma hélice.

As grandes máquinas utilizadas na indústria são compostas por inúmeras peças de tamanho bastante reduzido e uma das mais importantes para o bom funcionamento da automação industrial é, sem dúvida, o fuso de esferas, uma vez que este é responsável pelo deslocamento linear em máquinas industriais, particularmente para sistemas de posicionamento a 2 eixos (sistemas X-Y) ou 3 eixos (sistemas X-Y-Z), bem como para o deslocamento linear do “7º eixo” em robots.

Os fusos de esferas nada mais são do que um tipo de parafuso e uma fêmea que operam de forma semelhante aos rolamentos, trabalhando juntos para transmitir potência semelhante a um parafuso de potência convencional. O que muda é que em vez de atrito deslizante, as esferas dos rolamentos criam um atrito de rolamento em que a fêmea possui uma ranhura interna como pista externa, enquanto o fuso tem uma rosca de precisão ou ranhura helicoidal enrolada como pista interna. Entre as ranhuras circulam as esferas de aço de precisão, fazendo com que o fuso gire enquanto a fêmea se move linearmente.

Os fusos de esferas operam de modo silencioso, efetivo, sem a necessidade do auxílio de compressores de ar ou bombas de pressão hidráulica, assegurando uma transmissão extremamente fiável, apenas mecânica, de alta precisão e com um elevadíssimo grau de repetibilidade, revelando-se, assim, como elementos imprescindíveis para garantir um elevado grau de precisão nas transmissões mecânicas.

Com o objetivo de oferecer soluções adaptáveis a vários contextos, a Hiwin criou uma gama de fusos de esferas que engloba diferentes séries com características específicas.

Séries Principais:

Fuso de esferas de precisão

Este fuso de esferas tem a capacidade de proporcionar elevados níveis de precisão no posicionamento e repetibilidade, pautando-se sempre pelo seu movimento suave. Este fuso de alta eficiência, com um longo período de vida útil, é perfeito para uma grande variedade de aplicações.

    Fuso de esferas laminado

    Este tipo de fuso distingue-se do anterior pelo seu processo de fabrico. Enquanto o fuso de esfera de precisão é feito através de um processo de moagem, este é laminado. A grande vantagem do fuso de esferas laminado é o facto de conseguir aliar o movimento suave ao baixo atrito durante a sua utilização.

      Fusos de esferas em miniatura

      Os fusos de esferas em miniatura são mais adequados para aplicações de carga mais leve e mais curtas devido ao seu tamanho compacto. Ainda assim, os mesmos, proporcionam elevada precisão de posicionamento e repetibilidade, têm um movimento suave e um ciclo de vida longo.

        Fêmea Rotativa Série R1

        A fêmea rotativa da marca tem um design concebido especialmente para que as esferas consigam circular dentro da fêmea ao mesmo tempo que apresenta um rolamento integral que permite que o eixo do fuso de esferas seja fixado. Caracteriza-se essencialmente pela elevada carga axial que oferece e pela redução do ruído quando opera em grandes velocidades.  

          Séries de carga pesada

          Os fusos de esferas de carga pesada oferecem uma capacidade de carga 2-3 vezes maior do que qualquer série de parafusos de esferas padrão. Para além disto, têm ainda sistemas de circulação reforçados que são adequados para condições de alta velocidade e são capazes de alcançar uma vida útil mais longa.

            Conheça a gama completa de fusos de esferas HIWIN

            Para mais informações, contacte a equipa especializada da Reiman.

            Contactos

            Tel.: +351 229618090

            comercial@reiman.pt