Guia de Vedantes: Como escolher entre NBR, Viton e EPDM?| REIMAN

Vedantes_PT

Guia de Vedantes: Como escolher entre NBR, Viton e EPDM?| REIMAN

No mundo industrial, a escolha de vedantes não é feita ao acaso, uma má escolha de material para as suas vedações pode causar fugas prematuras, paragens de produção dispendiosas e até riscos graves para a segurança das instalações.

 

Na Reiman, trabalhamos diariamente com três polímeros de referência para a fabricação e fornecimento de soluções de vedação de alto desempenho. Aqui está o nosso guia técnico para ajudá-lo a escolher as vedações adequadas às suas restrições específicas de temperatura e compatibilidade química.

  1.NBR – O padrão industrial

É o elastómero mais utilizado nos vedantes de sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Resistência térmica:  -30 °C a +100 °C. Ideal para a maioria das aplicações industriais em ambientes controlados.

Resistência química: Excelente contra óleos minerais, graxas lubrificantes e fluidos hidráulicos.

Ponto fraco:  Ozono e raios UV. Se deixar uma junta NBR ao sol ou perto de motores elétricos (ozono), ela irá rachar e quebrar rapidamente.

Aplicação ideal: Vedações para pistões hidráulicos, vedações de caixas de velocidades e anéis de vedação para sistemas de lubrificação padrão.

2. Viton™ (FKM) – Alto desempenho

Em ambientes agressivos, o Viton é o material de eleição para juntas de segurança.

Resistência térmica:  -20 °C a +200 °C (suporta picos superiores). Mantém a sua elasticidade onde outros materiais «derretem».

Resistência química: Quase universal. Resistente a ácidos, combustíveis e solventes clorados.

Ponto fraco: Cetonas e ésteres. Evitar qualquer utilização em contacto com acetona. Além disso, o custo inicial é mais elevado.

Aplicação ideal: Vedações para a indústria petroquímica, sistemas de combustível, vácuo e vedação de válvulas expostas a produtos químicos agressivos.

3. EPDM - O especialista em água e vapor

Caso a sua vedação deva ser utilizada no exterior ou em contacto com água quente, o EPDM é imbatível.

Resistência térmica:  -45 °C a +130 °C (até 150 °C se vulcanizado com peróxido). Excelente comportamento em condições de frio extremo.

Resistência química: O melhor para vapor, detergentes e líquidos de travões (DOT 3 e 4).

Ponto fraco:  Óleos e hidrocarbonetos. Colocar uma junta de EPDM em contacto com óleo mineral faz com que ela inche e perca a sua capacidade de vedação.

Aplicação ideal: Vedações para autoclaves, Vedações para painéis solares, Sistemas de refrigeração e Indústria farmacêutica (onde é utilizada a limpeza a vapor).

Corroa_ES_1

O conselho da REIMAN

Um vedante é um componente pequeno com uma responsabilidade enorme. Na Reiman, ajudamos a selecionar o material que evita paragens não planeadas e garante a segurança dos seus colaboradores.

Quando a exigência é técnica, os detalhes fazem toda a diferença.

Tem dúvidas sobre a sua aplicação?

Contacte a nossa equipa técnica para uma análise personalizada das suas necessidades.

Tel.: +351 229618090

[email protected]