Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Para cumprir com a nova legislação de privacidade, precisamos de pedir o seu consentimento para continuar a usar cookies. Saiba mais.
Quais são os tipos de Elementos de Operação mais utilizados na indústria?
Englobados no portfolio genérico de acessórios de máquinas, os Elementos de Operação são muito importantes, permitindo o auxílio/acionamento manual em diversos ambientes do setor industrial. Por esse facto, é necessário garantir que o produto em questão é perfeitamente adaptado e ergonómico para a utilização com as mãos.
Os volantes e manivelas da Elesa+Ganter são pensados, desenhados e produzidos para corresponderem às necessidades de qualquer ambiente de trabalho, adequando o material da sua composição e a forma como vão ser acionados.
Estes são os tipos de volantes e manivelas mais utilizados na indústria:
Volantes Raiados
Os volantes raiados são elementos de operação frequentemente aplicados em diversos ambientes industriais, controlando por exemplo; níveis de posicionamento, pressão ou tensão em diferentes componentes como válvulas ou reguladores de corte. Estes são adequados para ajustar medidas de aperto e de binário pesado.
Os volantes raiados são produzidos em diversos materiais altamente resistentes como alumínio, tecnopolímero, ferro fundido, duroplast, e em caso de ambientes expostos a corrosão, aço inoxidável. Os modelos destes volantes estão disponíveis entre os 80mm a 375mm de diâmetro, e a estrutura deles varia entre um volante com uma pega implementada, seja fixa, rotativa ou desdobrável, ou apenas o volante em si, sem pega.
Volante Raiado sem Pega
Volante Sólido com Pega Desdobrável
Volantes Sólidos
Os volantes sólidos são aplicados em diversos setores, como o setor alimentar, têxtil e médico. A forma coberta de um volante sólido permite uma maior segurança entre a estrutura aplicada e quem manobra, com o intuito de prevenir qualquer acidente.
Tal como os volantes raiados, os mesmos materiais são apropriados para a produção de volantes sólidos e a sua estrutura também varia entre volantes com pega ou sem ela. Outra característica dos volantes sólidos, é o furo alargado no centro do volante para permitir uma montagem prática sobre fusos, mediante os requisitos de cada aplicação. Estes volantes estão disponíveis em vários modelos, com diâmetros entre os 50mm e os 350mm, e o tamanho dos furos entre os 8mm e os 108mm.
Volantes de Braços
Os volantes de braços são elementos de operação desenhados para obter um ajuste preciso e ágil. Estes volantes estão aptos para controlar o funcionamento de uma máquina como também para manobrar uma medida de forte aperto e fixá-la. O volante varia entre dois, três ou quatro braços, e a estrutura coletiva dos braços garantem uma força necessária para controlar a aplicação em questão.
Os materiais para a produção dos volantes de braços são os plásticos de tecnopolímero e duroplast. O aço também é utilizado para a produção dos braços em alguns modelos destes volantes. Sobre a forma dos volantes de braços, o diâmetro determina a força necessária para uma aplicação. Por isso, o tamanho dos braços destes volantes varia entre os 170mm e os 400mm de diâmetro externo. Para um encaixe perfeitamente adaptado ao equipamento, os tamanhos do furo nos volantes são de 10mm, 12mm e 20mm.
Volante com Quatro Braços
Manivela com Pega Fixa
Manivelas
As manivelas são aplicadas em ambientes que requerem mudanças frequentes de ajustes, como por exemplo em tornos, fresadoras e outros equipamentos de maquinação. São concebidos em materiais leves e práticos para função pretendida.
As manivelas são produzidas por materiais tais como polímero, resina fenólica, alumínio e aço inoxidável. O diâmetro externo das manivelas de catálogo situa-se entre os 65mm e os 500mm, e as pegas implementadas nas manivelas variam entre os 52mm e 252mm de comprimento. As pegas das manivelas tanto podem ser fixas como também podem ser rebatíveis, conforme a característica mais adequada para a aplicação.