Qual é a importância dos acessórios Food Safe?

Accesories | Elesa+Ganter | Dirak

Ao longo dos últimos 30 anos, os processos de produção foram sofrendo inúmeras evoluções, principalmente no que respeita às áreas de higiene e segurança. Se antes não havia cuidado com estes aspetos, hoje, a segurança alimentar é um fator que tem de estar, imperativamente, em qualquer processo alimentar.

Garantir a segurança alimentar é bastante trabalhoso e exigente e implica a realização de vários procedimentos, desde a higiene pessoal e dos espaços até à conserva dos alimentos. Felizmente, à medida que os anos foram avançando, foram também aparecendo novas e inovadoras soluções que revelam ser uma grande vais valia para o setor alimentar, como é o caso dos acessórios Food Safe.

Qual é a importância destes acessórios?

Utilizar produtos específicamente desenhados para este contexto significa que o funcionamento dos mesmos não põe em causa a segurança alimentar e é o primeiro passo para garantir um processo seguro e eficaz, uma vez que os restantes dependem apenas da pessoa que está envolvida no processo. Assim, ao utilizar produtos “Food Safe” está, automaticamente, a garantir:

  • Identificação da sujidade

Os produtos Food Safe potenciam a identificação da sujidade, uma vez que são produzidos com cores para esse feito, normalmente cor branca ou aço inoxidavél. Para além disto, os ângulos são suavizados e deixam de existir reentrâncias para que não se acumulem bactérias, detritos e lixo nas mesmas.

  • Eliminação de perigos físicos

A utilização de materiais específicamente desenhados para o efeito da segurança alimentar, faz com que deixem de existir corpos e materiais estranhos envolvidos no processo. Isto é, os materias utilizados são todos certificados e ideais para o efeito e os acessórios são totalmente selados para que não deixem entrar outros materiais “intrusos”.

  • Eliminação de Perígos Químicos

Ao utilizar acessórios Food Safe, está, automaticamente, a dizer adeus às grandes operações de limpeza, uma vez que estes acessórios facilitam todo o processo. Assim, deixa de haver tanto contacto com produtos químicos, que revelam ser uma ameaça para a segurança alimentar.

  • Rapidez nos processos

Passar menos tempo a limpar significa que os tempos de paragem reduzem e, consequentemente, aumentam os tempos de produção e rapidez nos processos.

  • Custos reduzidos

A longo prazo, estes produtos trazem um grande retorno do investimento devido ao facto de já não haver um custo tão dispendioso em operações e produtos de limpeza.

    Exemplos de Acessórios Food Safe

      1. Hygienic Design | Dirak: Esta linha apresenta acessórios com formas geométricas sofisticadas feitas em aço inoxidável, que evitam qualquer acumulação de bactérias. Como forma de garantir os mais altos níveis de segurança, os produtos foram concebidos com arestas arredondadas lisas, evitando assim qualquer potencial risco de manuseamento. Para além disto, são adaptáveis a qualquer ambiente devido à sua alta resistência à corrosão e à temperatura. Estes produtos têm características específicas e testadas segundo as normas da DGUV, e certificação NV 13090.
      2. Clean | Elesa+Ganter: Os acessórios Clean são feitos em tecnopolimero em Ral 9002 (cor branca), que facilita a identificação da sujidade. Para além disto, os ângulos e as reentrâncias dos produtos da linha são todos suavizados e em alguns casos até mesmo eliminados para que não existam zonas de dificil limpeza.
      Acessórios Clean | Elesa Ganter

      A Reiman tem disponível uma vasta gama de acessórios ideiais para estas e outras aplicações. Contacte-nos e descubra as opções disponíveis para si.

      Contactos

      Tel.: +351 229618090

      comercial@reiman.pt 

      Produtos Relacionados