Controlo de qualidade com visão e inteligência artificial

Solvision | Solomon

Quando se fala em visão artificial, a grande maioria das pessoas pensa numa tecnologia futurista. Na verdade, é, ainda há longos passos a percorrer e, consequentemente, muitos desenvolvimentos por acontecer. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que esta tecnologia já desempenha um papel importantíssimo nos mais variados processos industriais.

O mesmo concerne à interpretação que é feita sobre a inteligência artificial. Embora não nos apercebamos, estamos rodeados de inteligência artificial no nosso dia-a-dia, seja através de um frigorífico que nos diz que precisa de ser abastecido ou até mesmo numa viagem de carro em que conseguimos comunicar com o mesmo e pedir-lhe que nos indique uma rota, ou até que mude a cor das luzes interiores.  

De uma forma geral, ambos são sistemas programados e treinados para cumprir tarefas específicas. Na maioria dos casos, a visão artificial recolhe uma quantidade de imagens e dados e emite um estímulo para que através da inteligência artificial sejam analisados esses dados e, posteriormente, sejam dadas as ordens aos robots que trabalham em conjunto com estes sistemas. Sim, são sistemas que trabalham juntamente com robots, uma vez que estes recolhem a informação e emitem o que é necessário fazer, mas é preciso haver alguém que o faça. Nos primeiros tempos a integração destas tecnologias era feita com a mão de obra humana, mas com os desenvolvimentos tecnológicos é possível programar determinadas tarefas para que sejam totalmente automatizadas.

Na atividade industrial ambos os sistemas têm desempenhado um papel importantíssimo no que concerne aos mais variados processos de produção. Aliar estas duas tecnologias traz imensas vantagens e otimiza qualquer setor produtivo. Um dos processos que mais cuidado requer é, sem dúvida, o controlo de qualidade e por esse mesmo motivo estas tecnologias têm sido cada vez mais implementadas para desempenhar funções nesse sentido.

Muitas vezes, há pequenos pormenores que escapam à visão humana e isso pode pôr em causa muitas variáveis. Seja porque é um produto alimentício que tem um componente estragado, ou porque uma garrafa de água não está devidamente selada, estes são pormenores que têm de ser todos vistos e revistos para que não haja nenhum problema na entrega ao cliente. Aqui entram os sistemas de visão e inteligência artificial que conseguem alcançar estes e muitos mais pormenores que de outra forma seriam inalcançáveis.

No sentido de continuar a apresentar soluções melhoradas, a Solomon criou o Solvision - o sistema que integra a visão e a inteligência artificial para um controlo de qualidade eficaz.

O Solvision é um software que têm a capacidade de detetar defeitos, anomalias e padrões irregulares que outros sistemas do mesmo tipo não conseguem. Esta tecnologia tem 3 funções principais associadas:

  1. Segmentação - O Solvision é capaz de segmentar os objetos analisados com base nos dados que recolheu e dividi-los em linhas como por exemplo: “Bom estado” “Mau estado” - ou outras que sejam necessárias.
  2. Deteção- Consegue detetar arranhões, manchas, buracos e qualquer tipo de deformações ou materiais intrusivos.
  3. Classificação- Tem a capacidade de criar categorias para classificar os objetos em análise e assim não falhar nenhuma componente de análise.

É possível usar todas estas funcionalidades ao mesmo tempo ou optar apenas por uma.

    Aplicações Possíveis:


    1. Registo de objetos deformados
    2. Detenção de anomalias
    3. Classificação de padrões
    4. Identificações rápidas
    5. Análise de códigos de barras e QR Code
    6. Deteção e seguimento humano

    Associados a todos estes processos estão inúmeras vantagens das quais pode desfrutar ao optar pelo controlador de qualidade Solvision:

    Rapidez

    Uma das principais vantagens que importa evidenciar é o facto de o Solvision conseguir realizar todos os processos já relatados muito mais rapidamente que qualquer outro sistema. Isto faz com que, num curto espaço de tempo, o nível de produtividade seja muito mais elevado.

    Simplicidade

    Não são necessárias muitas programações, apenas numa programação é possível indicar ao scanner quais as funções que este deve desempenhar. Para além disto o processo de programação é bastante simples e intuitivo o que dispensa a leitura de manuais intermináveis.

    Registo de informação

    O Solvision tem um extra que a maioria dos sistemas do mesmo tipo não tem: o registo de dados. É possível fazer o download de todos os dados analisados para um computador e desta forma é possível fazer análises, comparações e até mesmo relatórios.

    Precisão

    Este sistema á capaz de identificar pormenores subtis que seriam inalcançáveis à visão humana.

    Versatilidade

    Por fim, importa referir que este sistema suporta mais de vinte marcas de robots e por isso cada utilizador pode escolher qual a solução mais adequada aos seus gostos e necessidades.

    Para mais informações, contacte a equipa especializada da Reiman.

    Contactos

    Tel.: +351 229618090

    comercial@reiman.pt 

    Artigos Relacionados

    Produtos Relacionados