Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Para cumprir com a nova legislação de privacidade, precisamos de pedir o seu consentimento para continuar a usar cookies. Saiba mais.
O que é o torneamento CNC?
O torneamento CNC (Controlo Numérico Computorizado) é um processo de fabrico subtrativo que surgiu no ano de 1940. Desde então, o mesmo tem sofrido algumas alterações, mas o conceito é o mesmo. Este processo utiliza uma ferramenta de corte que faz a subtração do material necessário para criar peças cilíndricas que podem ter vários contornos.
O desenho da peça é feito em CAD (Computer Aided Design) – desenho assistido por computador – um software que possibilita a criação de modelos 3D bastante reais que mostram qual vai ser o resultado final da peça. Depois de gerado o modelo, é utilizado um software CAM (Computer Aided Manufacturing) que simula todas as distintas etapas de maquinagem e gera um “código digital”, denominado de G-code, que vai servir de guia para o controlo numérico da “máquina” seguir. No G-code estão informações desde o controlo da velocidade do spindle até ao posicionamento da ferramenta de corte.
As principais etapas do processo são:
- Criar o desenho da peça no software CAD
- Criar o G-code
- Configuração do torno CNC
- Fabrico das peças
Vantagens de um torno CNC:
- Processo automatizado
- Ampla gama de ferramentas de corte
- Alta precisão
- Capaz de rugosidades extremamente baixas
Contacte a REIMAN e descubra as opções que temos disponíveis para si.