Tratamento de Superfícies em Peças de Fabrico Aditivo

Como o Alumínio contribui para a Sustentabilidade | Reiman

É comum verificar que peças impressas em 3D, após a sua conclusão, revelam um tipo de textura remetente à tecnologia em que foram produzidas. Dependendo da função, é importante que a superfície de uma peça possua determinadas características que eliminem os riscos de comprometer a sua funcionalidade ou a de um conjunto onde esta se insere.

Enquanto as diversas tecnologias de fabrico aditivo são especializadas em construir uma peça com o rigor e as exigências associadas aos requisitos de qualidade, a função do tratamento de superfície é especializada em aprimorar a peça de texturas salientes ou de resíduos retidos, e a RMN Additive dispõe os seguintes serviços de tratamento de superfícies para peças de fabrico aditivo:

Polimento

O polimento é um processo de acabamento aplicado através de equipamento vibratório. São aplicadas receitas exclusivas de abrasivos, pastas e líquidos para obter um acabamento delicado de alta qualidade nas peças produzidas com fabrico aditivo.

A superfície do produto impresso torna-se mais brilhante e compacta, e os cantos e arestas do mesmo tornam-se mais redondas devido ao processo de polimento. Em suma, a superfície deixa de apresentar as características que possui aquando do término da sua produção e passa a apresentar-se com uma superfície mais firme, sólida e tendencialmente mais brilhante.

01_5
02
03_4

Antes

04_3

Depois

Remoção e Limpeza de Pó

A remoção e limpeza de pó, ou blasting, é um processo de tratamento de superfície exclusivo para os materiais EON PA12 e EON PA12-GF, da tecnologia SLS. Este consiste num método de pulverização, através de ar comprimido, de uma mistura de abrasivos sobre a peça, com o objetivo de remover o pó em excesso e melhorar o acabamento da peça.

A textura da superfície torna-se mais suave e uniforme após o acabamento. Aa contrário do polimento, a superfície não se apresentará brilhante face à luz. Apenas apresenta-se livre dos resíduos de pó solto.

05
06_2
07_2

Antes

08_1

Depois

Vaporização Química

A vaporização química é um processo de acabamento através de vapores de solventes específicos, exclusivo apenas para os materiais EON ABS/ASA e EON PA12. Este processo suaviza uniformemente todos os tipos de superfícies em peças produzidas com fabrico aditivo. 

A superfície é submetida a uma fusão química fornecida pelo vapor. O efeito da fusão química derrete a textura da superfície, de modo a diminuir o relevo e torná-la lisa e nivelada, contudo, sem prejudicar a forma geométrica do produto. Juntamente com o alisamento da textura, a fusão química também realça o aspeto geral do produto, tornando a textura da superfície mais brilhante.

EON ABS/ASA

09_1

Antes

10_1

Depois

EON PA12

11_1

Antes

12_2

Depois

Para mais informações:

Contactos

Tel.: (+351) 229 618 090

[email protected]