5 vantagens da utilização de um variador de frequência

Variador de Frequência-Invertek

O variador de frequência é um equipamento eletrónico destinado a controlar a velocidade em motores elétricos de corrente alterna.  A variação de velocidade é obtida pela variação conjugada de tensão e frequência da corrente que chega ao motor elétrico, segundo uma curva que, por sua vez, pode também ser alterada pelo próprio variador.

Atualmente, este tipo de equipamento, nas suas diversas variantes, tem um vastíssimo campo de aplicação na motorização de equipamentos existentes em todos os setores de atividade, sejam domésticos ou industriais, até às mais elevadas potências e às mais exigentes condições de funcionamento.

Como é de conhecimento geral, os motores elétricos são responsáveis por grande parte do consumo energético a nível mundial. Ao utilizar um variador de frequência os sistemas passam a ser mais eficientes e, por isso, reduzem-se os consumos. Os avanços tecnológicos trouxeram uma enorme evolução dos variadores de frequência e por esse motivo, hoje, já são fabricados em diferentes tipologias de desempenho.

Principais vantagens:

  • Poupança de energia

Utilizar um variador de frequência reduz o consumo de energia elétrica devido ao facto de o motor não estar sempre a funcionar à velocidade máxima, pois o variador permite que a velocidade possa ser ajustada conforme as necessidades do equipamento a cada momento. Esta utilização em conjunto de motor elétrico e variador de frequência permite uma utilização mais racional de energia e uma economia da mesma.


  • Menos manutenção

Com a utilização de um variador de frequência a necessidade de manutenção é reduzida, uma vez que os sistemas têm menos desgaste. Isto acontece devido ao facto de os acionamentos poderem ter arranque e paragens controlados e assim evitam-se impactos e picos carga excessivos. Para além de haver necessidade de menos manutenção nos equipamentos, esta será também mais simples e económica.


  • Aumento da vida útil dos sistemas

Associada à menor necessidade de manutenção, está também o facto de os variadores de frequência fazerem com que a vida útil dos sistemas se prolongue por não existirem grandes picos na instalação elétrica nem acionamentos com picos de carga significativos.


  • Processo automatizado

Para além do controlo de velocidade dos motores, os variadores de frequência têm a possibilidade serem ligados em rede a sistemas de controlo centralizados, para uma maior otimização dos processos industriais, criando sinergias capazes de reduzir tempos de trabalho e uma redução de custos do processo de fabrico, além da poupança de energia associada.


  • Excelente relação custo-benefício

Devido às poupanças a nível energético e na manutenção dos equipamentos, podemos concluir que o custo do variador de frequência na maioria dos acionamentos com motores elétricos standard é rapidamente diluído num período relativamente curto da vida dos equipamentos, gerando até uma poupança significativa no curto / longo prazo.

A Invertek Drives posiciona-se mundialmente como empresa líder no fabrico de variadores de frequência utilizados para controlar motores em diversas aplicações. Todas as opções da marca estão disponíveis na Reiman.

Contacte-nos e descubra a solução mais adequada para si.

Contactos

Tel.: +351 229618090

comercial@reiman.pt | additive@reiman.pt