Extrator de detritos da máquina CNC beneficia da utilização de Variador de Frequência

Extrator de detritos da máquina CNC beneficia da utilização de Variador de Frequência

O acumular de partículas de metal e outros resíduos em tornos CNC pode causar danos, afetar a precisão e encurtar a vida útil dos mecanismos. Também pode causar problemas ao tentar-se  retirar os resíduos do líquido de refrigeração da máquina.

 

A remoção eficaz de resíduos de metal tem sido um problema no passado, mas um fabricante especialista em transportadores, com tecnologia de acionamento com variador de frequência integrado, conseguiu garantir a remoção rápida e segura destes resíduos.

A Cobsen Hennig, uma empresa de engenharia especializada que fornece soluções para empresas de maquinagem em CNCs, integrou o Variador de Frequência Optidrive E3 num transportador para remover resíduos da água de refrigeração num torno CNC de torre única de dois eixos.

O transportador recolhe os detritos de metal dentro da máquina antes de os remover para embalagens externas, para descarte seguro. Ao trabalhar em conjunto com o torno, garante a produção contínua, reduzindo o tempo de inatividade.

                                                                      

Controle preciso do motor do transportador

“O transportador deve ser controlado com precisão por uma série de razões. A primeira é remover os resíduos numa velocidade relevante para a quantidade dos mesmos que está a ser produzida, e que pode variar conforme os tipos de produtos que estão a ser maquinados ”, disse Marcus Silva, chefe de vendas da Invertek Drives na América Latina.

“A segunda é detectar qualquer sobrecarga no sistema causada por um bloqueio, antes de colocar o transportador a trabalhar em sentido contrário, para o remover. Se necessário, uma paragem de emergência pode ser atuada, caso o operador seja forçado a remover um bloqueio manualmente.”

O variador de frequência Optidrive E3 pode controlar um conjunto de transportadores no sistema, bem como individualmente, controlando a velocidade, a paragem de emergência e a lubrificação.

O modelo com proteção IP66 permite que o Optidrive E3 seja montado diretamente.
Neste caso, um modelo IP66 do Optidrive E3 foi utilizado permitindo que o variador de frequência fosse instalado diretamente na lateral do transportador, eliminando a necessidade de um quadro elétrico.

“A unidade foi configurada para monitorizar e detectar qualquer sobrecarga no transportador que poderia ser causada por um bloqueio de detritos. Se isso acontecer, o variador de frequência pára o transportador e coloca-o a trabalhar em sentido contrário, antes de antes de retornar ao movimento de avanço em trabalho normal.

“Se ocorrer o mesmo problema, ele repetirá a operação novamente até cinco vezes. Se a sobrecarga continuar e o bloqueio não for resolvido, o variador interrompe o processo e um operador deverá remover o bloqueio ”, acrescentou Marcus. “Este sistema significa que há menos tempos mortos no trabalho da máquina CNC.”

Celso Pavanella Carneiro, da Cobsen Hennig, disse: “Queríamos um variador de frequência capaz de um controle preciso, incluindo uma opção de paragem segura. Além disso, o seu tamanho e a proteção IP66 significavam que era fácil de instalar e adaptar ao próprio transportador, em vez de precisar de um quadro separado.

“A configuração, instalação e adaptação têm sido muito bem-sucedidas para nós e para o nosso cliente. Estamos muito satisfeitos com a solução. ”

Para mais informações sobre a gama de produtos Invertek, por favor contacte a Reiman.

Contactos

Tel.: +351 229618090

comercial@reiman.pt | a@reiman.pt