O que é a Manutenção Industrial?

O que é a Manutenção Industrial | Reiman

A Manutenção Industrial consiste num conjunto de práticas operacionais, técnicas e administrativas, com o objetivo de manter, repor ou reparar peças ou equipamentos que desempenhem uma função nos processos produtivos industriais.


A Manutenção Industrial é fundamental pois garante a segurança dos trabalhadores, produtividade e qualidade de vida laboral, o que contribui para as melhores condições de trabalho.


Existem vários tipos de manutenção industrial, mas há três tipos que são geralmente considerados:

  • Manutenção Preditiva
  • Manutenção Preventiva
  • Manutenção Corretiva

Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva é uma estratégia de manutenção proativa, cujo objetivo é evitar avarias. Este tipo de manutenção consiste na análise de dados e algoritmos preditivos pré-definidos, que estimam quando é que uma avaria irá ocorrer. E assim, são programadas as atividades de manutenção, tendo em linha de conta essas previsões.

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva consiste em intervenções que previnem avarias e diminuem a probabilidade de um equipamento falhar. Ou seja, é um tipo de manutenção planeada que se realiza mesmo quando um equipamento mantém a sua capacidade operacional.

Manutenção Corretiva

A Manutenção Corretiva é a atividade técnica executada depois da ocorrência de uma avaria e tem como objetivo reparar o equipamento para voltar a funcionar como pretendido, quer pela sua reparação ou por substituição de componentes ou total.


Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman. 

Contactos

Tel.: +351 229618090

comercial@reiman.pt