O que é um servomotor?

Servomotor OMRON

Num dos nossos artigos sobre motores, apresentamos-lhe os principais tipos de motores elétricos. Aqui, a intenção é mostrar-lhe o servomotor, que faz parte da categoria dos motores elétricos, mas permite aplicações específicas, diferentes das dos motores standard mais tradicionais.

A função principal de um motor elétrico é a transformação de energia elétrica em energia mecânica e no caso do servomotor não é diferente. Este motor tem a mesma finalidade, mas pode ser controlado de forma distinta. Em jeito de curiosidade, apresentamos-lhe o verdadeiro significado do termo “servomotor”: a palavra “servo” deriva do nome de “servente” ou “escravo” e por isso representa o mecanismo que está a ser controlado, enquanto que o mecanismo de controlo é representado por “motor” por ser o mestre.

Estes motores não estão categorizados em nenhuma classe específica uma vez que o seu tipo pode variar, isto é, existem servo motores dentro de todas as categorias de motores elétricos, sejam elas de Corrente Contínua ou de Corrente Alterna. Os servomotores são um constituinte da motorização como qualquer outro motor e são controlados através de um sinal elétrico que determina a “quantidade de movimento” no eixo. Assim, é possível num servomotor controlar com precisão as grandezas elétricas de Corrente e Tensão, de modo a controlar perfeitamente o movimento gerado no motor.

Como necessitam de um controlador dedicado passam a ter um custo mais elevado. No entanto, este custo tem vindo a diminuir e os servos motores estão a ganhar uma maior relevância no mercado sendo já alternativa, em diversas aplicações, na substituição de motores elétricos standard. 

Nesta sequência inovadora, a OMRON, uma das nossas marcas representadas lançou para o mercado um conjunto de servomotores que inclui:

Servomotores Rotativos 

  • Motores rotativos
  • Servomotores Integrados

Há três características chave destes motores que importam destacar:

  1. Baixo nível de ruído
  2. Potência bastante elevada em motores de menor volume
  3. Manutenção facilitada associada ao facto de ser um “motor inteligente”

Existem inúmeras aplicações industriais onde os servomotores podem ser utilizados, mas a principal divisão é feita em dois grandes grupos:

  • Robótica (o mais utilizado);
  • Máquinas de precisão (controlo de máquinas de processamento alimentar, packaging, sistemas de transporte, etc.);
  • Sistemas de posicionamento preciso;
  • Sistemas de manufatura;

Que tipos de servo motores existem?


No que respeita aos tipos de servomotores, conforme referido anteriormente, estes podem ser de dois tipos com base na natureza de alimentação de energia necessária:

Servomotor de Corrente Alterna

Os motores de corrente contínua foram os primeiros a ser utilizados no mercado, uma vez que na altura em que foram criados, eram mais fáceis de controlar. Nos dias que correm, a realidade é um pouco distinta, uma vez que os motores de corrente alterna têm ganho alguma relevância. Os servomotores de corrente alterna têm um controlo mais complexo que os de corrente contínua, representando já resultado de um avanço do desenvolvimento tecnológico. Deste modo, dividem-se em dois tipos que se distinguem por terem, ou não, um íman permanente:

  1. Síncrono (sem escovas)

O servomotor síncrono tem no seu rotor um íman permanente e é composto por rotor e estator. É também conhecido por “servomotor sem escovas” devido à sua estrutura. São mais utilizados em aplicações de baixa potência.

  1. Indução

O servomotor de indução é bastante versátil e funciona através de indução

Servo Motor de Corrente Contínua

Os servomotores de corrente contínua contêm escovas e são acionados em corrente contínua a partir do seu controlador. São concebidos para lidar com picos de corrente menores e têm reações muito rápidas, no entanto, exigem alguma manutenção. Caracterizam-se pelo seu tamanho compacto e pelo seu custo mais reduzido, mas tal como referido no ponto anterior, estão a ser cada vez mais substituídos por servomotores de corrente alterna.

A Reiman disponibiliza estas e outras soluções de servomotores adaptáveis a diferentes contextos e necessidades. Contacte-nos e descubra a solução mais adequada ao seu negócio.

Contactos

Tel.: +351 229618090

comercial@reiman.pt