O que são Gatos Mecânicos?

Como o Alumínio contribui para a Sustentabilidade | Reiman

Os Gatos Mecânicos são equipamentos que tem como função a conversão do movimento circular em movimento linear. É um mecanismo que pode ser utilizado para mover cargas com uma força mínima aplicada, por meio de um fuso que conduz a carga transportada. As diferentes aplicações de um gato mecânico envolvem o movimento de cargas nas ações de empurrar ou puxar, levantar ou baixar, travar ou destravar, deslizar, girar, inclinar e tensionar.

Independentemente do tipo de Gato Mecânico utilizado, as capacidades de elevação podem ser aplicadas em cargas que variam desde pequenas, de apenas alguns quilogramas, até centenas de toneladas.

Gatos Mecânicos com Fuso Trapezoidal

Os gatos mecânicos com fuso trapezoidal são equipamentos que atuam diretamente sobre o eixo roscado acolhido pela roda de coroa. Estes representam-se em dois modelos, cada modelo tendo um método específico de funcionamento: 

Modelo TP: O método deste gato mecânico consiste na translação de um fuso trapezoidal fixo. O fuso, seja este fixo a uma superfície ou a uma plataforma, efetua um movimento de translação por entre a roda sem-fim do gato mecânico, ajustando o posicionamento do gato para a zona pretendida do fuso.

TP

Modelo TPR: O método deste gato mecânico baseia-se no movimento rotativo do fuso. Este fuso, fixo à roda de coroa do gato mecânico, leva consigo uma fêmea enroscada, que se move linearmente ao longo do fuso. A rotação do fuso faz com que a fêmea se desloque ao longo do eixo, acompanhando a carga que lhe está aplicada.

TPR-306-render_2

Funções Adicionais nos Gatos Mecânicos com Fuso Trapezoidal

Existem gatos mecânicos equipados com funções adicionais como fêmeas de segurança, sistemas anti-rotação e elementos de travagem linear, o que assegura que uma medida de segurança secundária esteja sempre ativa:

  • Nos gatos mecânicos TP, devido à importância do fuso se manter no mesmo ângulo, é recomendado a aplicação de acessórios de sistema anti-rotação, dependendo da aplicação em questão.
  • Os gatos mecânicos TP obtêm um sistema de fêmeas de segurança implementadas às rodas de coroa. Quando a roda de coroa começa a ceder ao peso excessivo, a fêmea de segurança fica engatada e protege a roda de coroa ao protegê-la do peso da carga, diminuindo de tamanho com o desgaste, e obrigando à substituição desta quando o suporte deixar de apoiar a carga pesada.
  • Os gatos mecânicos TPR podem ser equipados com fêmeas de segurança que contém fêmeas secundárias que permitem o controle do desgaste e redundância se a fêmea portadora de carga falhar em serviço. Em casos de maior cuidado e supervisão, podem ser instalados sensores para detetar falha/desgaste máximo atingido.
  • Em ambos os modelos, os gatos mecânicos têm um sistema de auto-retenção devido ao seu fuso ter um formato trapezoidal combinado com um redutor de coroa sem-fim, que resulta em autobloqueio estático da carga quando o movimento de impulso é removido.

Gatos Mecânicos de Esferas

Os gatos mecânicos de esferas são sistemas cujo impulso do fuso é dado pela fêmea de esferas implementada na roda de coroa, o que oferece maior eficiência entre a entrada e a saída útil, como também permite maiores velocidades de rotação e, devido ao baixo atrito, também uma maior durabilidade.

No entanto, um gato mecânico de fuso de esferas não possui um sistema de autobloqueio e, devido aos seus componentes de maior precisão, o custo inicial é maior. A eficiência melhorada resultante implica, contudo, que isto pode ser compensado por componentes mais pequenos de transmissão e uma redução significativa da potência necessária ao seu impulso.

K-88_2

Gestão de Energia

Os gatos mecânicos normalmente são especializados em aplicações para movimentar cargas elevadas. A tecnologia concorrente com cargas elevadas tende a ser hidráulica; contudo, a hidráulica é menos eficiente em termos energéticos do que a atuação eletromecânica proporcionada pelos gatos mecânicos. Os sistemas hidráulicos desperdiçam energia à medida que o fluido circula a pressão constante, independentemente da quantidade de trabalho necessário para ser realizado por posicionamento hidráulico. Um cilindro hidráulico requer pressão constante para manter sua posição quando segura uma carga no lugar. Pelo contrário, um motor elétrico utilizado para alimentar um gato mecânico utiliza energia apenas quando conduz a carga à posição necessária.

Exemplos de Aplicação

Os Gatos Mecânicos são utilizados em diversas aplicações abrangendo diversos setores de mercado, incluindo Equipamento Siderúrgico, Processamento de Água, Farmacêutico, Equipamento Médico e Laboratorial, Equipamento de Embalagem, Nuclear, Aeroespacial e Manuseamento Mecânico Geral. Além disso, os gatos mecânicos estão a ser cada vez mais utilizados como alternativas aos sistemas pneumáticos e hidráulicos convencionais.

Conheça as nossas soluções de Gatos Mecânicos. Se necessitar de uma solução adequada para o seu projeto, contacte-nos via telefone ou no nosso website, em www.reiman.pt

Para mais informações:

Contactos

Tel.: (+351) 229 618 090

[email protected]