O que são os acoplamentos e as quais as suas funções?

Acoplamentos | Reiman

 

Um acoplamento é um componente mecânico que liga 2 eixos que se pretendem em rotação, para transmitir potência. Os acoplamentos de veio introduzem alguma flexibilidade na transmissão mecânica, proporcionando tolerância ao desalinhamento do veio (misalignment).

Como resultado, esta flexibilidade de acoplamento pode reduzir o desgaste desigual dos rolamentos, a vibração do equipamento e outros problemas mecânicos devido ao desalinhamento.

Os acoplamentos na indústria são interpretados como “uma peça que liga dois veios em conjunto”, “acoplamentos de veios” ou “junta”. A potência pode ser transmitida através de acoplamentos mesmo entre eixos de diâmetros diferentes.

 

Principais funções dos acoplamentos:

  1. Transmissão de potência;
  2. Absorção do desalinhamento;
  3. Absorção de vibrações para proteção de componentes;
  4. Evitar a transferência de calor para o lado acionado.

 

1 Transmissão de Potência

A principal razão para utilizar um acoplamento é ligar o eixo de acionamento ao eixo acionado.

É difícil fabricar uma máquina ligada com um eixo de uma peça em vez de utilizar um acoplamento. Cria problemas em termos de custo e precisão, mas também o transporte e a montagem são muito difíceis pelo que necessita de mais mão de obra, bem como eixos de transmissão mais compridos, mais caros e difíceis de trabalhar.

Além disso, no caso do eixo de uma peça, deve ser substituída na sua totalidade, se o lado de acionamento ou o lado acionado estiver partido.

 

2 Absorção do desalinhamento

Leva um tempo considerável a alinhar o veio de transmissão motor com o veio de transmissão acionado com alta precisão.

Se os eixos de dois veios estiverem desalinhados, é repetidamente aplicada uma força extra às partes em rotação à medida que gira, o que causa vibração e ruído, e frequentemente provoca o aparecimento de fendas de fadiga, que podem causar a ruptura dos veios

Além disso, embora as mesmas peças sejam utilizadas para fabricar unidades, podem existir erros como a precisão de maquinagem pelo que é muito difícil montar cada unidade com precisão, pois as dimensões são diferentes umas para outras.

Assim sendo, deve ser utilizado um acoplamento para absorver tais erros de montagem.

O acoplamento tem o papel de transmitir potência de forma dinâmica e precisa, mesmo que exista um desalinhamento (excentricidade / angulo de declinação, deslocamento axial, etc.) entre os dois veios.

 

3 Absorção de vibrações para proteção de componentes

A vibração e o choque podem ser transferidos para as peças circundantes quando se utiliza a máquina.

Por exemplo, se a vibração de um motor no lado do acionamento (motor) for transmitida para um fuso de esferas a máquina desvia-se da posição prescrita e é impossível obter um bom desempenho da máquina.

Além disso, se uma máquina sem acoplamento receber um impacto do exterior, o impacto pode ser transmitido diretamente ao motor e pode causar danos ao mesmo.

Um acoplamento é a solução para este problema. Absorve a vibração para mover o lado acionado com alta precisão, e/ou choque para evitar que os motores sejam danificados.

 

4 Evitar a transferência de calor para o lado acionado.

A constante utilização do motor gera muito calor, que é frequentemente transferido para o lado acionado, afetando, por exemplo, fusos de esferas ou outros elementos de alta precisão. Este acontecimento provoca a expansão e a mudança do seu comprimento.

Como resultado, a precisão de posicionamento é afetada, e a precisão esperada da máquina não será obtida.

No entanto, ao utilizar um acoplamento, é possível evitar a transferência de calor do motor, para que as peças não sejam deformadas ou deslocadas da sua posição correta, pois os elementos intermédios são normalmente construídos em materiais fracos condutores de calor.

Como explicado até agora, a necessidade de utilizar acoplamentos varia dependendo da aplicação e da situação.

Os acoplamentos podem proporcionar múltiplos desempenhos, tais como absorção de erros de montagem (flexibilidade), alta precisão de posicionamento (rigidez), contribuição para maior precisão e vida útil mais longa, absorvendo vibrações e bloqueio da transferência de calor.

Desta forma, é necessário compreender que existem vários tipos de acoplamentos e cada um tem funções e aplicações únicas.


Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman. 

Contactos

Tel.: +351 229618090

comercial@reiman.pt