5 vantagens que o mGrip traz à indústria alimentar

Redutores Bernati

A indústria alimentar é claramente uma das mais sensíveis a nível de segurança. A segurança alimentar é um fator que tem de ser obrigatoriamente assegurado uma vez que, quando não é, pode provocar danos muito graves. É imperativo que a segurança esteja envolvida em todo o processamento alimentar, desde a produção e manuseamento até à fase final. Isto exige que as empresas adotem uma série de estratégias e equipamentos na sua atividade.

Como forma de contrariar os perigos que estes processos envolvem, a indústria alimentar tem-se tornado cada vez mais automatizada. Desta forma, há muito menos pessoas em volta de todo o processo, o que, automaticamente, o torna mais seguro. A substituição do trabalho humano por máquinas e robots tem sido um processo relativamente difícil no que toca ao manuseamento e embalagem de alimentos. Isto acontece devido ao facto de os produtos serem muito diferentes em vários fatores: tamanho, textura, densidade, forma, etc.

Nos últimos anos têm sido desenvolvidas algumas soluções na área da robótica para o processamento e manipulação de alimentos, mas há ainda uma lacuna que parece resistir a esta tecnologia - a técnica de embalamento. Existe uma grande dificuldade em encontrar uma solução automatizada que seja capaz de manipular os alimentos, sem os esmagar, partir ou até mesmo deixar cair na hora de os embalar. No seguimento deste problema, a Soft Robotics desenvolveu um sistema que garante ser a resolução ideal: o mGrip. A habitual tecnologia de robótica não consegue agarrar com firmeza alguns tipos de produtos, mas o mGrip tem essa incrível particularidade graças às suas pinças de silicone totalmente adaptáveis a várias formas.

Esta tecnologia está em conformidade com o regulamento EC 1935/2004 para o contacto alimentar na União Europeia.

O mGrip touxe inúmeras vantagens à indústria alimentar, principalmente no que respeita ao processo de embalamento. Já foram referidas algumas, mas é importante destacar as mais relevantes. Conheça as principais vantagens desta tecnologia da Soft Robotics:

O mGrip touxe inúmeras vantagens à indústria alimentar, principalmente no que respeita ao processo de embalamento. Já foram referidas algumas, mas é importante destacar as mais relevantes. Conheça as principais vantagens desta tecnologia da Soft Robotics:

  1. Rapidez e Produtividade

O mGrip tem uma enorme capacidade de trabalho a um ritmo bastante elevado. Consegue, por isso, manipular os alimentos mais rapidamente do que qualquer ser humano, tornando-se muito mais produtivo para qualquer empresa.

  1. Segurança

Esta pinça possui uma tecnologia de filtragem que impede a entrada de partículas, alimentos ou outras substâncias para o interior do equipamento, o que evita contaminações ao longo do processo. Para além disto, também se evitam operações de manutenção e de limpeza. No que respeita à segurança dos alimentos, este sistema permite agarrá-los com firmeza para que não caiam nem se destruam.  

  1. Suavidade

A grande novidade que distingue o mGrip de todos os grippers (pinças) existentes no mercado, é o facto de as pinças serem totalmente feitas de silicone. Os habituais grippers do mercado são normalmente feitos de inox e muitas vezes danificam os alimentos que têm uma consistência mais sensível. Com a tecnologia da Soft Robotics isso deixa de ser um problema, uma vez que a suavidade das pinças permite, pegar, mover e largar os alimentos sem os esmagar, partir ou deixar cair.

  1. Versatilidade

Embora o sucesso do mGrip seja, sem dúvida, na indústria alimentar, a versatilidade deste sistema permite que o mesmo seja aplicável a outras indústrias. Há diferentes kits mGrip que são também muito utilizados para manuseamento de:

  • Plásticos e metais
  • Aparelhos médicos / Farmacêutica
  • Bens de consumo
  • Outros
  1. Rentabilidade

Por fim, a junção de todas as vantagens anteriores resulta na principal - a rentabilidade. O facto de esta ser uma tecnologia mais rápida, mais segura (porque evita menos estragos) e mais versátil, faz com que, a longo prazo, o mGrip se torne muito rentável para uma empresa, uma vez que, dispensa bastante mão de obra humana e traz ainda mais resultados.

Para mais informações, contacte a equipa especializada da Reiman. 

Contactos

Tel.: +351 229618090

comercial@reiman.pt 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados