O que é uma caixa redutora e para que serve?

Redutor de roda de coroa e sem fim BG - Bernati

Uma caixa redutora é utilizada para reduzir a velocidade de saída do motor. Existe uma engrenagem entre o motor e a caixa redutora que permite que o eixo de saída gire mais lentamente resultando numa redução da velocidade. De forma geral, todas as caixas redutoras são constituídas por:

  • 2 eixos (entrada e saída)

  • Rolamentos

  • Engrenagens

  • Carcaça (alumínio ou ferro fundido)


Para além disso, têm também uma série de características comuns, nomeadamente alto desempenho, baixo nível de ruído e versatilidade. 

    Principais tipos de caixas redutoras:

    1. Redutores planetários

    Os redutores planetários caracterizam-se pelo seu elevado nível de precisão e desempenho, bem como pela sua resistência. Estes, têm uma baixa inércia no que respeita aos seus componentes rotativos. 

    A utilização deste tipo de caixas é recomendada para aplicações onde há fortes mudanças na aceleração e desaceleração. Como elas permitem uma relação de transmissão muito elevada, são também frequentemente utilizadas nas obras públicas e na agricultura.

          2. Redutores de roda de coroa e sem fim

          Estes redutores são normalmente aplicados em situações que requerem um elevado nível de desmultiplicação. Estas caixas redutoras constituem uma solução modular de alta qualidade, que tem o poder de transformar energia em movimento (velocidade e binário) para as mais variadas aplicações. Como se trata de uma caixa com engrenagens irreversíveis, garante uma maior segurança. O seu sistema anti vibratório torna-a menos ruidosa do que as outras gamas. Como mencionado acima, estes redutores são aplicáveis a várias soluções, contudo, as mais comuns são as aplicações nos equipamentos de movimentação de carga.

                3. Redutores helicoidais

                As caixas redutoras helicoidais têm um preço particularmente elevado. São redutores muito eficientes com engrenagens helicoidais. Esta caixa é a solução ideal quando se precisa de trabalhar a uma determinada velocidade e binário. Amplamente utilizada para diferentes aplicações industriais, garante um elevado desempenho quando se trata de redução de velocidade.

                      4. Redutores cónicos

                      Estes redutores são caracterizados pela sua engrenagem em forma de cone que permite mudar o sistema de rotação das máquinas. A sua principal vantagem é a eficiência das engrenagens que podem ter até 98% de eficácia e, portanto, têm um baixo nível de perda de potência. Tal como as engrenagens sem fim, estas são utilizadas para grandes transmissões de potência devido ao seu tamanho compacto e robustez. O principal "defeito" das caixas cónicas é o facto de requererem muita manutenção. São normalmente aplicadas em máquinas móveis.  

                            Redutor de roda de coroa e sem fim BV - Bernati

                            Redutor de roda de coroa e sem fim BV - Bernati

                            A gama de redutores para motores elétricos da BERNATI é composta por duas séries com múltiplas configurações que permitem uma integração simples na conceção do equipamento.

                            Conheça as séries BV E BG

                            Contactos

                            Tel.: +351 229618090

                            comercial@reiman.pt 

                            Artigos Relacionados

                            Produtos Relacionados