Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Para cumprir com a nova legislação de privacidade, precisamos de pedir o seu consentimento para continuar a usar cookies. Saiba mais.
Principais pontos a ter em consideração para garantir a segurança alimentar
A pandemia da Covid-19 trouxe algumas exigências no que diz respeito à higienização e limpeza dos espaços. Do nada, tudo passou a ser muito mais limpo, as pessoas começaram a ter um cuidado redobrado com a sua higiene pessoal e as empresas começaram a procurar novas soluções que garantam a segurança dos seus espaços, clientes e colaboradores.
O setor da indústria alimentar sempre foi bastante sensível neste aspeto, uma vez que todo o processo de produção pelo qual os alimentos passam tem um elevado risco de contaminação. Desde as matérias-primas utilizadas, até ao processamento dos alimentos, há uma grande necessidade de implementar regras e normas que visem garantir a segurança do consumidor.
Em todos os processos alimentares há um conjunto de regras que são necessárias para que o processo seja eficaz e seguro. No entanto, estes podem variar consoante o tipo de alimento que está a ser processado ou até com a fase de processo em que se encontra.
Principais pontos a ter em consideração para garantir a segurança alimentar
- Higienização pessoal
Imperativamente, quem manuseia os alimentos deve muito cuidado com a sua higiene pessoal para que não contamine o processo de forma alguma (lavar as mãos constantemente é o requisito obrigatório).
- Higienização dos espaços
Este é provavelmente o aspeto mais importante a ter em conta para que os alimentos não sejam contaminados. Limpar equipamentos, superfícies e ferramentas é um ponto fulcral para que o processo seja eficaz, uma vez que são os principais pontos de contacto direto com os alimentos.
- Separação dos alimentos
Separar alimentos crus de alimentos cozinhados é importante uma vez que os alimentos crus contêm microrganismos perigosos e contagiosos.
- Temperaturas seguras
Conservar os alimentos à temperatura ambiente faz com que os microrganismos se multipliquem e consequentemente os alimentos se estraguem. É por isso importante conservá-los a temperaturas baixas ou então temperaturas muito altas se já estiverem cozinhados.
- Matérias-primas seguras
Por fim, importa realçar a importância da utilização de matérias-primas que não ponham em causa a saúde do consumidor, como por exemplo: alimentos perecíveis, frescos, água limpa etc.
Como forma de apresentar soluções melhoradas que garantam a higiene e segurança para todas as partes integrantes dos processos, a Elesa+Ganter criou uma linha de soluções
com produtos feitos em tecnopolimero em Ral 9002 (cor branca) que inclui produtos como manípulos, pegas, etc.
Esta é uma linha totalmente voltada para aquele que é um dos pontos principais para garantir a segurança alimentar: a higienização dos espaços. As características destas soluções foram pensadas em todos os pormenores desde a cor até à sua forma. Perceba melhor:
- Cor: A cor branca facilita a identificação da sujidade o que faz com quem seja muito mais fácil identificar pontos de contágio e higienizá-los. Do ponto de vista psicológico, esta cor oferece uma sensação de limpeza redobrada. Alguns produtos estão também disponíveis noutras cores.
- Forma: No que respeita a este aspeto, todos os ângulos e cavidades destes produtos foram desenhados para que a limpeza seja facilitada e não haja entrada de micróbios para estes produtos.
Para além destas soluções serem uma evidente mais-valia ao setor alimentar, são também ótimas soluções médicas e de farmacêutica onde os cuidados de higiene e segurança têm um papel importantíssimo.
Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman.