Idioma
O Meu Carrinho 0

Principais pontos a ter em consideração para garantir a segurança alimentar

Motors | Bernati | Electro Adda

A pandemia da Covid-19 trouxe algumas exigências no que diz respeito à higienização e limpeza dos espaços. Do nada, tudo passou a ser muito mais limpo, as pessoas começaram a ter um cuidado redobrado com a sua higiene pessoal e as empresas começaram a procurar novas soluções que garantam a segurança dos seus espaços, clientes e colaboradores.  

O setor da indústria alimentar sempre foi bastante sensível neste aspeto, uma vez que todo o processo de produção pelo qual os alimentos passam tem um elevado risco de contaminação. Desde as matérias-primas utilizadas, até ao processamento dos alimentos, há uma grande necessidade de implementar regras e normas que visem garantir a segurança do consumidor.  

Em todos os processos alimentares há um conjunto de regras que são necessárias para que o processo seja eficaz e seguro. No entanto, estes podem variar consoante o tipo de alimento que está a ser processado ou até com a fase de processo em que se encontra.  

Principais pontos a ter em consideração para garantir a segurança alimentar 

    • Higienização pessoal  

    Imperativamente, quem manuseia os alimentos deve muito cuidado com a sua higiene pessoal para que não contamine o processo de forma alguma (lavar as mãos constantemente é o requisito obrigatório).  

    • Higienização dos espaços  

    Este é provavelmente o aspeto mais importante a ter em conta para que os alimentos não sejam contaminados. Limpar equipamentos, superfícies e ferramentas é um ponto fulcral para que o processo seja eficaz, uma vez que são os principais pontos de contacto direto com os alimentos.  

    • Separação dos alimentos 

    Separar alimentos crus de alimentos cozinhados é importante uma vez que os alimentos crus contêm microrganismos perigosos e contagiosos.  

    • Temperaturas seguras 

    Conservar os alimentos à temperatura ambiente faz com que os microrganismos se multipliquem e consequentemente os alimentos se estraguem. É por isso importante conservá-los a temperaturas baixas ou então temperaturas muito altas se já estiverem cozinhados.  

    • Matérias-primas seguras  

    Por fim, importa realçar a importância da utilização de matérias-primas que não ponham em causa a saúde do consumidor, como por exemplo: alimentos perecíveis, frescos, água limpa etc.  

    Como forma de apresentar soluções melhoradas que garantam a higiene e segurança para todas as partes integrantes dos processos, a Elesa+Ganter criou uma linha de soluções CLEAN com produtos feitos em tecnopolimero em Ral 9002 (cor branca) que inclui produtos como manípulos, pegas, etc.  

    Esta é uma linha totalmente voltada para aquele que é um dos pontos principais para garantir a segurança alimentar: a higienização dos espaços. As características destas soluções foram pensadas em todos os pormenores desde a cor até à sua forma. Perceba melhor:  

    • Cor: A cor branca facilita a identificação da sujidade o que faz com quem seja muito mais fácil identificar pontos de contágio e higienizá-los. Do ponto de vista psicológico, esta cor oferece uma sensação de limpeza redobrada. Alguns produtos estão também disponíveis noutras cores.  
    • Forma: No que respeita a este aspeto, todos os ângulos e cavidades destes produtos foram desenhados para que a limpeza seja facilitada e não haja entrada de micróbios para estes produtos.  

    Para além destas soluções serem uma evidente mais-valia ao setor alimentar, são também ótimas soluções médicas e de farmacêutica onde os cuidados de higiene e segurança têm um papel importantíssimo.  


    Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman. 

    Contactos

    Tel.: +351 229618090

    comercial@reiman.pt 

    Artigos Relacionados

    Produtos Relacionados