Produção de Perfil de Alumínio

Produção de Perfil de Alumínio | Reiman

O Alumínio é um metal que não se encontra na natureza no seu estado puro, sendo um componente encontrado na Bauxita. Este minério foi encontrado pelo físico e mineralogista francês Pierre Berthier em 1821, na localidade de Les Baux. Foi-lhe dado o nome de Bauxita, como menção à cidade onde foi encontrada. Nessa época, o alumínio ainda não era conhecido, pois o mesmo só foi separado da Bauxita, no ano de 1824, pelo físico e químico dinamarquês Hans Christian Oersted, através de uma solução química.


No ano de 1854, o químico francês Henry Saint Claire Deville, conseguiu obter o alumínio através do aquecimento de uma solução de cloreto de amónio e sódio.

Tempos mais tarde, o processo de Deville foi alterado por um processo eletrolítico, por Paul Louis Toussaint Heroult (Normandia-França) e Charles Martin Hall (Ohio - Estados Unidos). Heroult e Hall, sem se conhecerem, inventaram, ao mesmo tempo, o procedimento de que marcou o início da produção do alumínio.


A Bauxita é encontrada em abundância nas regiões tropicais e subtropicais do planeta, numa fórmula rochosa ou granulosa, com vários tons, conforme a sua composição.


O desenvolvimento económico está diretamente ligado com a produção de Alumínio, onde os fatores infraestruturais são fundamentais, como os recursos hidráulicos e energéticos e a capacidade de recuperação dos resíduos produzidos no processo de obtenção desse metal. No final do século XX, os principais produtores de alumínio eram os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, o Brasil e a Alemanha.


Atualmente, são produzidas mais de 13 milhões de toneladas de alumínio por ano.



Conheça as nossas soluções de Perfil de Alumínio!


Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman. 

Contactos

Tel.: +351 229618090

[email protected] 

Artigos Relacionados