Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Para cumprir com a nova legislação de privacidade, precisamos de pedir o seu consentimento para continuar a usar cookies. Saiba mais.
Quais as características do alumínio que o tornam num dos metais mais Versáteis?
O Alumínio é um metal com uma grande presença no planeta (cerca de 8%), mas o mesmo não se encontra na natureza na sua forma pura. Sendo necessário recorrer a soluções químicas para o obter. E até ao início do século XIX nunca este metal tinha sido produzido. Nas suas primeiras produções as soluções utilizadas para o obter tinham um valor monetário extremamente elevado, o que fazia deste metal, um metal precioso, inclusive mais precioso do que o ouro. Assim o alumínio começou por ser utilizado em trabalhos luxuosos, tais como estatuetas ou placas comemorativas. Com o desenvolvimento da indústria, a sua produção aumentou e as suas aplicações mudaram, passando a ser utilizado na decoração Vitoriana, em bandejas e escovas de cabelo ornamentais.
No final do século XIX, com a descoberta de uma solução química mais económica, a sua produção aumentou e gradualmente passou a ser utilizado em utensílios de cozinha e em alguns dos primeiros automóveis, que já possuíam painéis revestidos de alumínio.
Com isso, no início do século XX, as indústrias de alumínio começaram a produzir ligas de alumínio com propriedades mecânicas mais elevadas.
Vejamos agora quais as características que tornam este material, tão versátil e apetecível na engenharia, arquitetura e indústria em geral.
- Ponto de Fusão
O alumínio tem como ponto de fusão de 660ºC, o que é uma temperatura de fusão relativamente baixo se comparado com o aço (1570ºC).
- Peso Específico
Uma das principais características do alumínio é a sua leveza (2,70g/cm3), tendo 35% do peso do aço e cerca de 30% do peso do cobre.
- Resistência à Corrosão
O alumínio detém na sua constituição uma camada de óxido, o que o protege de oxidações. Sendo por isso um metal com elevada resistência à corrosão.
- Condutibilidade Elétrica
O alumínio tem uma condutibilidade elétrica de 62% da IACS (International Annealed Copper Standard), a qual associada à sua baixa densidade significa que um condutor de alumínio pode conduzir tanta corrente quanto um fio condutor de cobre que é duas vezes mais pesado e proporcionalmente de valor superior.
- Condutibilidade Térmica
Outra das características do alumínio é o facto de este metal ter uma condutibilidade térmica de 4,5 vezes maior do que a presente no aço.
- Refletividade
O alumínio possui uma refletividade de mais de 80%, sendo um bom metal a ser utilizado em luminárias.
- Propriedade Antimagnética
O alumínio é também um metal não magnético, sendo por isso muitas vezes utilizado como proteção em equipamentos eletrónicos. Outra característica que este metal possui é o facto de este não produzir faíscas, o que é uma característica muito importante para garantir sua utilização no armazenamento de substâncias inflamáveis ou explosivas, bem como em caminhões-tanque de transporte de combustíveis.
- Característica de Barreira
O alumínio é um importante elemento de barreira à luz, e tem características de impermeabilidade á humidade e oxigénio, sendo muito utilizado no setor de produção de embalagens.
Todas estas características fazem deste metal um dos metais mais versáteis e económicos existentes. E por esse motivo utilizado nos mais diversos tipos de aplicações.
Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman.