Qual a História do Alumínio?

Qual a História do Alumínio?| Reiman

A história do Alumínio é relativamente recente, apesar de este metal ser dos mais presentes no planeta terra (cerca de 8%). Para que se obtenha o Alumínio é preciso recorrer a formulas químicas pois ele não se encontra no solo na sua forma pura.

Foi apenas no ano de 1824 que o físico dinamarquês Hans Christian Oersted, obteve o alumínio através do aquecimento lento de cloreto de alumínio e amalgama de potássio, tendo feito este anúncio junto da Academia Royal Dinamarquesa de Ciências. 

Passados cerca de 3 anos, em 1827, o cientista alemão Frederick Whohler, tendo como base os estudos de Hans Christian Oersted, conseguiu produzir uma quantidade de alumínio que conseguiu demonstrar á comunidade científica que este metal era maleável. O método do cientista alemão, era bastante semelhante ao do físico dinamarquês, efetuando apenas a substituição da amálgama de potássio. 

O alumínio, como referido anteriormente, era inicialmente obtido com a utilização de potássio, que é um mineral bastante caro, o que por volta do seculo XIX o tornou num metal precioso, mais valioso inclusive que o ouro. 

Assim, durante vários anos o químico francês Henry Saint Claire Deville, procurou encontrar outra forma de obter o alumínio, sem a utilização do potássio. No ano de 1854, Deville aperfeiçoando os conhecimentos de Whohler, conseguiu obter o alumínio através do aquecimento de uma solução de cloreto de amónio e sódio. O que tornou o alumínio um metal bastante económico.  

Um interessante facto é que os estudos de Henry Saint Claire Deville, foram financiados pelo Imperador Francês, Napoleão III. 

Cerca de 30 anos mais tarde, este processo de Deville, foi alterado pelo processo eletrolítico, descoberto por Paul Louis Toussaint Heroult (Normandia-França) e Charles Martin Hall (Ohio - Estados Unidos). Este processo consistia na dissolução de óxido de alumínio, em banho de fluoreto de sódio e alumínio com o auxílio de corrente elétrica. Heroult e Hall, sem se conhecerem, inventaram ao mesmo tempo o procedimento que marcou o início da produção do alumínio. 

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, em 1943, os maiores produtores de bauxita eram os Estados Unidos da América, a Guiana Britânica, a Hungria, a Iugoslávia, a Itália, a Grécia, a Rússia, o Suriname, a Guiana, a Indonésia e a Malásia. 

Passados cerca de 9 anos em 1952, a Jamaica iniciou a produção da Bauxita, ultrapassando o Suriname, que por bastantes anos, foi o maior produtor do mundo da bauxita. Já na década de 60, a Austrália e a Guiné iniciaram também a sua produção. 

No final do século XX, os principais produtores de alumínio eram os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, o Brasil e a Alemanha. 

Nos tempos atuais, por ano, são produzidas mais de 13 milhões de toneladas de alumínio. 


Conheça as nossas soluções de Perfil de Alumínio!


Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman. 

Contactos

Tel.: +351 229618090

comercial@reiman.pt 

Artigos Relacionados