Como os Variadores de Frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização AVAC-R?

Como os Variadores de Frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização AVAC-R | Reiman

O conceito de climatização é o controlo sobre as condições ambientais de um espaço fechado. Aqui incluímos a temperatura, humidade, qualidade e velocidade do ar.

Todo o processo de climatização, alteração e tratamento do ar, incorpora sistemas como aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, conhecidos pela sigla AVAC-R.

No contexto industrial, a climatização é responsável por garantir a faixa de temperatura ideal de funcionamento de máquinas e equipamentos. Assim, o desempenho, custos associados e vida útil dos equipamentos é preservado e, eventualmente, até prolongado.

Além disso, a climatização também é importante para proporcionar conforto térmico aos trabalhadores, fazendo com que a produtividade da equipa não seja afetada por temperaturas desagradáveis.

Como os Variadores de Frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização AVAC-R? | Reiman

Os Variadores de Frequência são componentes essenciais em sistemas de climatização porque podem interferir positivamente na sua performance. Oferecem um controlo de temperatura mais preciso, prolongam a vida útil do sistema e diminuem significativamente os custos de energia, entre outras qualidades que vêm potenciar os sistemas de climatização.

Todos os sistemas AVAC-R, originalmente funcionam com motores de velocidades fixas. Os variadores de frequência vêm personalizar cada sistema para a obtenção do melhor resultado.

Variadores de Frequência em Sistemas de Aquecimento:

Como os Variadores de Frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização AVAC-R? | Reiman

A base de qualquer sistema de aquecimento central é a fonte de calor. Pode ser alcançada por meio de várias fontes de energia: caldeira a gás, óleo, eletricidade, vapor, biomassa ou até energia solar térmica. O tipo de gerador é escolhido, dependendo das necessidades específicas da instalação industrial, custos operacionais e considerações ambientais.

Os variadores de frequência são utilizados para controlar as velocidades dos motores. Isso permite ir ajustando a quantidade de água ou ar quente em circulação, proporcionando um controlo mais preciso da temperatura ambiente.

Também evitam picos de corrente elétrica e reduzem o stress mecânico dos motores e equipamentos associados.

Variadores de Frequência em Ventiladores:

Como os Variadores de Frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização AVAC-R? | Reiman

Os ventiladores industriais têm o objetivo de deslocar o ar, criando uma corrente. Esta corrente, além de gerar mudanças de pressão, altera a temperatura do ar. A ventilação adequada garante a renovação do ar, a remoção de poluentes e a manutenção de níveis adequados de oxigénio.

Quando são aplicados variadores de frequência, a qualidade do ar é controlada de forma mais precisa, assim como a velocidade dos ventiladores, de acordo com os níveis de poluentes no ar. Quando os níveis de toxinas no ar são baixos, os ventiladores iniciam em baixa velocidade e começam a distribuir o ar para zonas específicas. Se os níveis de toxinas não baixarem dentro de um determinado período, os variadores vão aumentando cada vez mais a velocidade dos ventiladores até a situação ficar resolvida.

Variadores de Frequência em Sistemas de Ar-condicionado:

Como os Variadores de Frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização AVAC-R? | Reiman

Muito resumidamente, os ares-condicionados funcionam inspirando a humidade e ar presentes no ambiente para os transformar e distribuir novamente. São usados quer seja para arrefecer ou aquecer a temperatura de um espaço.

Normalmente estes sistemas são projetados para ocupação máxima e ambiente externo de extremos. Isto significa que eles consomem uma enorme quantidade de energia, sem falar do seu impacto na pegada ecológica. Na maior parte do tempo, há uma grande margem para os motores do sistema operarem em velocidade variável aplicando um variador de frequência.

Com este update, os variadores de frequência prolongam a vida útil e reduzem o desgaste do motor, controlam também as vibrações, evitando as desnecessárias, reduzindo significativamente o consumo de corrente.

Variadores de Frequência em Sistemas de Refrigeração:

Como os Variadores de Frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização AVAC-R? | Reiman

Industrialmente, o tipo de refrigeração mais utilizado é através de compressores. De um modo geral, o compressor é responsável por comprimir o fluído ou gás refrigerante, permitindo assim que ocorram alterações de pressão, provocando o seu movimento ao longo de um circuito de refrigeração.

O problema é que, a maior parte dos compressores são controlados por motores de velocidade fixa.

Aplicando variadores de frequência capazes de medir temperaturas e pressão, calcular o desempenho ideal, ajustar a velocidade do compressor e a abertura das válvulas eletrónicas, permite que os ineficientes compressores de velocidade fixa sejam convertidos em sistemas de velocidade variável, mais eficientes e com menor consumo.

Além disso, o sistema é mais eficiente com menos tempo de inatividade, o que é fundamental para certas empresas com um grande sistema de refrigeração.

Os variadores de frequência demonstram ser altamente vantajosos para os sistemas de climatização AVAC-R. Eles proporcionam um controlo preciso da velocidade dos motores, o que resulta em benefícios significativos, tal como redução dos custos e consumos de energia, redução de desgaste mecânico, retorno sobre o investimento (ROI), capacidade de adaptação e flexibilidade, entre outras vantagens que tornam os variadores de frequência numa escolha inteligente para melhorar o desempenho e sustentabilidade dos sistemas de climatização.

Para mais informações:

Contactos

Tel.: (+351) 229 618 090

[email protected]

Artigos Relacionados