Os Variadores de Frequência (VFDs) ajudarão a impulsionar o Acordo Verde ‘Fit for 55’ da Comissão Europeia, até 2030

Variador de Frequência | Invertec | Reiman

Essa é a mensagem da Invertek Drives, uma das líderes em inovação e fabrico de tecnologia VFD.

Anunciada em 14 de julho, a CE estabeleceu o Acordo Verde Europeu para reduzir as emissões líquidas de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Isso faz parte da implementação da Lei Europeia do Clima, que entra em vigor neste mês (julho 2021). A nova lei estabelece regulamentações mais rígidas sobre motores elétricos e Variadores de Frequência (VFDs).

Oito mil milhões de motores elétricos consomem 50% da eletricidade produzida na Europa

      Cerca de oito mil milhões de motores elétricos consomem quase 50 por cento da eletricidade produzida na Europa. Globalmente, 40 por cento da energia elétrica é consumida pela indústria, com dois terços dela usada por motores elétricos. E, no entanto, menos de 20 por cento dos motores elétricos são controlados por VFDs.

      “Os motores elétricos respondem por uma proporção significativa do uso de eletricidade em todo o mundo. E não é apenas na indústria. Os motores elétricos de corrente alterna estão presentes na nossa vida quotidiana de uma forma ou de outra, desde sistemas de HVAC em edifícios urbanos até ao frigorífico doméstico”, afirmou Kes Beech, responsável técnico da Invertek Drives.

      “Motores ineficientes provocam um maior consumo de energia que, por sua vez, gera maiores emissões de carbono. Mas não é apenas o consumo energético que contribui para essas emissões. Os próprios processos de fabrico, tratamentos de água e ventilação, também podem provocar emissões ou ter custos ambientais acrescidos se não forem controlados com precisão.

      Variadores de Frequência podem reduzir o uso de energia até 30 ou 40%

      “Globalmente, a tecnologia de acionamento de frequência variável já está a reduzir o consumo de energia em até 30 ou 40 por cento em muitas aplicações. Isso leva à redução das emissões de carbono. Mas com menos de 20 por cento dos motores elétricos controlados por acionamentos, podem ainda construir-se vias significativas para atender às novas ambições climáticas da CE.

      “O acordo verde da CE visa tornar a Europa o primeiro continente neutro para o clima até 2050. Isso pode parecer um tempo distante, mas, em termos de indústria, não é.

      Os Variadores de Frequência podem ser facilmente adaptados em aplicações de motores elétricos existentes

      “Os VFDs podem ser facilmente adaptados tanto aos processos de motores elétricos existentes, como integrados em projetos de novas aplicações. Não precisamos de olhar para o futuro e pensar em desenvolver uma nova tecnologia. Já existe. Mas nós, na indústria de drives, e os governos e organizações comerciais, temos que promover e encorajar um maior uso de VFDs em aplicações controladas por motores, existentes e futuras. ”

      Ele acrescentou: “Como com todas as tecnologias, os VFDs estão em constante evolução. Na Invertek, temos uma grande equipa de inovação, pesquisa e desenvolvimento a trabalhar nos avanços das tecnologias de hardware e software VFD. Isso permite um controle ainda mais eficiente dos motores elétricos.

      “Com mais sistemas baseados em motores integrados com VFDs, podemos criar maior eficiência, reduzir o consumo de energia e, consequentemente, cortar as emissões de carbono.”

      Os Variadores de Frequência Optidrive da Invertek podem ser usados na maioria das aplicações acionadas por motores elétricos. Com proteções IP66 / NEMA 4X, eles podem operar até mesmo em condições ambientais adversas.

      A REIMAN, parceiro português da Invertek, está ao dispor para colaborar com a indústria nacional na redução dos custos energéticos e da pegada ambiental, contribuindo assim também para que sejam atingidas as metas definidas pela União Europeia.


      Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman. 

      Contactos

      Tel.: +351 229618090

      comercial@reiman.pt 

      Artigos Relacionados