Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Para cumprir com a nova legislação de privacidade, precisamos de pedir o seu consentimento para continuar a usar cookies. Saiba mais.
Descarbonização na Indústria
O setor industrial é um dos que mais emite gases de efeito de estufa, sendo responsável por 25% das emissões globais, dados de 2021 da Agência Internacional de Energia (AIE).
Os processos industriais mais tradicionais, em geral dependem de combustíveis fósseis e materiais em bruto, o que conduz a um aumento significativo das emissões de dióxido de carbono. Por conseguinte, contribui para o aquecimento global e para as mudanças climáticas.
Existe uma abordagem multiforme para a descarbonização industrial e as soluções da REIMAN podem potencialmente contribuir para vários aspetos:
- Melhorar a eficiência energética (IE)
Atualmente, a eficiência energética é um requisito fundamental em toda a indústria, devido ao seu objetivo em reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono, assim como reduzir os custos operacionais.
A REIMAN oferece motores elétricos com eficiência energética elevada, de até 97%, onde requerem menos energia para executar a mesma tarefa que um motor com eficiência energética mais baixa. Os motores elétricos IE4 da REIMAN estão disponíveis nas séries BCT e BMT, em vários tamanhos.
Os motores elétricos com eficiência energética elevada permitem também poupanças significativas, para além do retorno do capital investido (ROI).
- Eletrificação
Como referido anteriormente, os esforços de descarbonização envolvem a mudança de combustíveis fósseis para fontes mais sustentáveis, como a eletricidade. É de ressaltar que esta transição energética não se resolve com o abandono simples e repentino de fontes fósseis, mas sim com uma mudança gradual.
Para além dos motores elétricos, a REIMAN disponibiliza variadores de frequência que são uma solução eficiente e económica para otimizar o consumo de energia.
Na indústria, um variador de frequência pode ser utilizado para controlar a frequência de bombas, ventiladores, compressores, elevadores, sistemas de ar condicionado, entre outros equipamentos. Na maior parte das aplicações, com um variador de frequência é possível ajustar a velocidade dos motores para a velocidade ideal do processo, permitindo poupanças de energia significativas.
- Novas Tecnologias
Existem diversos materiais que desempenham um papel importante na descarbonização e na transição para um mundo mais sustentável. Pelas suas características, o alumínio é um dos materiais que mais contribui para a redução de emissões de gases com efeito de estufa.
A REIMAN não só tem disponível perfil de alumínio extrudido anodizado, na sua cor original e preto, com possibilidade de anodizar em várias tonalidades, como também se especializa no desenvolvimento de estruturas modulares, estruturas essas leves e resistentes, que podem ser facilmente amovíveis.
Além disso as estruturas compostas por alumínio extrudido podem ser facilmente modificadas, permitindo uma grande flexibilidade e adaptabilidade no projeto. Podem ser também facilmente desmontadas, reaproveitadas ou recicladas.
Outra solução sustentável são os Perfis de Vedação, que servem propósitos de vedação contra intempéries e proteção de equipamentos e pessoas, impedindo fugas de ar e a entrada de poeiras e partículas, ao mesmo tempo que mantém a temperatura e a qualidade do ar. Por isso, são importantes no aumento da durabilidade e fiabilidade de diversos componentes e sistemas.
A REIMAN fornece uma ampla gama de soluções de vedantes, tanto standard como vedantes cortados à medida para necessidades industriais específicas. São desenvolvidos para cumprir os mais elevados padrões de qualidade, oferecendo uma proteção fiável e duradoura em vários ambientes.
Estes vedantes fazem aumentar a vida útil dos equipamentos e reduz a necessidade de reparações e substituições, diminuindo o consumo de recursos e a criação de resíduos.
A REIMAN está comprometida com a sustentabilidade e a descarbonização da indústria, oferecendo soluções aos seus clientes capazes de reduzir as emissões de carbono e gases com efeito de estufa.