Por que razão deve escolher um motor com um nível de eficiência energética superior

Motores | Bernati | Electro Adda

Os motores elétricos têm um custo energético muito elevado, devido à quantidade de energia de que necessitam para converter energia elétrica em energia mecânica. Atualmente, estes dispositivos são responsáveis por mais de metade do consumo energético industrial, a nível mundial.

Felizmente, para fazer face a este problema, existem os motores elétricos com eficiência energética aumentada. Estes motores caracterizam-se pela sua capacidade de atingir a mesma potência que um motor normal, mas com um consumo de energia muito mais baixo. Assim, vamos mostrar-lhe por que razão deve escolher um motor elétrico com um nível de eficiência mais elevado.

Trocar um motor elétrico por outro que tenha um rendimento maior, pode levar a resultados muito positivos, uma vez que proporcionam um bom nível de economia energética. Os motores elétricos já têm a vantagem de aproveitarem, de forma positiva, a energia elétrica recebida, então, um motor com eficiência energética aumentada pode fazê-lo de melhor forma ainda. Para além disto, contribuem ainda para a redução da emissão de gases para a atmosfera, para a conservação dos recursos naturais e, no geral, para a preservação do planeta.

Quando a maioria das pessoas pensa em motores de alta eficiência, pensa na poupança de energia e na redução dos custos de operação. A utilização de motores de elevada eficiência energética reduz as suas despesas de funcionamento, mas esse é apenas um dos muitos benefícios.

Uma questão que merece uma consideração cuidadosa é o elevado custo inicial de uma unidade mais eficiente do ponto de vista energético. O custo inicial de uma unidade eficiente em termos energéticos é frequentemente recuperado num curto período de tempo quando o motor funciona em condições normais. Enquanto a unidade se mantiver em funcionamento, continua a poupar dinheiro.

Outro fator a considerar são os padrões mais elevados de motores energeticamente eficientes, incluindo os materiais e as técnicas de fabrico. Como resultado, uma unidade eficiente em termos energéticos tem uma vida útil mais longa do que uma unidade normal.

Quando deve considerar a compra de um motor energeticamente eficiente?

    Os motores energeticamente eficientes devem ser considerados nas seguintes circunstâncias:

    1. Para todas as novas instalações
    2. Mudanças/ alterações nas instalações ou processos de produção
    3. Na substituição de motores menos eficientes que tenham avariado
    4. Em qualquer outro caso onde a substituição se justifique, analisando a relação custo/benefício.

    Por fim, importa realçar que os motores elétricos são responsáveis por 40% do consumo energético a nível mundial e 70% do consumo energético das indústrias. Por essas razões e por todas as já mencionadas anteriormente, os motores elétricos com eficiência energética tornam-se uma mais-valia para qualquer setor industrial. Estes tipos de motores estão classificados em diferentes classes energéticas - IE1, IE2, IE3, IE4, IE5 – que indicam o nível de eficiência de cada motor.

    Conheça as opções que temos disponíveis para si.

    Para mais informações, contacte a equipa especializada da Reiman.

    Contactos

    Tel.: +351 229618090

    comercial@reiman.pt 

    Artigos Relacionados

    Produtos Relacionados