Quais as Soluções de Acessórios que garantem a Segurança Alimentar?

Quais as Soluções de Acessórios que garantem a Segurança Alimentar? | Reiman

O setor da indústria alimentar sempre foi bastante sensível quando se trata de higienização e desinfeção, uma vez que todo o processo de produção pelo qual os alimentos passam tem um elevado risco de contaminação. Desde as matérias-primas utilizadas, até ao processamento dos alimentos, há uma grande necessidade de implementar regras e normas que visem garantir a segurança do consumidor.

As empresas que comercializam produtos alimentares devem garantir o cumprimento das Normativas CE, tais como a Lei de Regulação Geral da Alimentação (CE) 178/2002. Esta lei abrange todas as fases da produção, processamento e distribuição de alimentos e ração animal.

Mas essa preocupação não vem de agora!

Na União Europeia por ano morrem cerca de 25 000 pessoas e existe uma perda de 1,5 mil milhões de Euros com cuidados de saúde acrescidos e perdas de produtividade, devido à Resistência aos Agentes Antimicrobianos. O nível de Resistência Antimicrobiana tem aumentado a nível mundial devido a vários fatores, entre eles estão as más praticas de higiene e medidas insuficientes de prevenção contra infeções. Assim o setor da indústria alimentar pode fazer a sua parte na prevenção da saúde pública com a utilização de materiais Antimicrobianos, tais como a Linha San da Elesa+Ganter.

Linha San | Elesa+Ganter

Linha SAN | Elesa+Ganter | Reiman

Esta linha de produtos foi pensada fundamentalmente para os equipamentos médicos e hospitalares, mas podem fazer toda a diferença no setor da indústria alimentar. Esta linha evita a reprodução de organismos bacterianos indesejáveis que podem causar odores desagradáveis, descoloração, degradação e formação de biofilme nas superfícies. Esta linha contém puxadores e pegas com aditivos antimicrobianos (fonte de iões de prata em base inorgânica sem antibióticos ou pesticidas) ou revestidos com um material de acabamento especial para oferecer uma proteção eficiente contra a propagação de bactérias.

Sabendo da importância da higienização das superfícies de produção das empresas da indústria alimentar, no mercado surgiram várias soluções para garantirem os altos padrões de segurança alimentar. Entre elas encontram-se as linhas:

Linha Hygienic Design | Dirak

Linha Hygienic Design | Dirak | Reiman

Esta linha apresenta acessórios com formas geométricas sofisticadas feitas em aço inoxidável, que evitam qualquer acumulação de bactérias. Como forma de garantir os mais altos níveis de segurança, os produtos foram concebidos sem arestas vivas, evitando assim qualquer potencial risco de manuseamento. Para além disto, são adaptáveis a qualquer ambiente devido à sua alta resistência à corrosão e à temperatura. Estes produtos têm características específicas e testadas segundo as normas da DGUV, e certificação NV 13090.

Linha Hygienic Design | Elesa+Ganter

Linha Hygienic Design | Elesa+Ganter | Reiman

A Linha Hygienic Design da Elesa+Ganter foram desenhados com o objetivo de garantir a segurança dos produtos e a proteção do consumidor das indústrias alimentar, tecnologia médica e farmacêutica. Pelas suas propriedades específicas, as peças standard da gama Hygienic Design podem auxiliar o processo de produção nestas áreas sensíveis e facilitar a fabricação de produtos e isentos de conservantes. Eles combinam alta qualidade de superfície, ausência de folgas, superfícies externas sem saliências e áreas de aparafusamento vedadas. Um conceito de vedação baseado em cálculos FEM garante pressão de contato confiável após a instalação.

Esta gama também significa que o tempo e o material necessários para a limpeza regular são significativamente reduzidos - o que também reduz significativamente os custos operacionais.

Linha Visualmente Detetável | Elesa+Ganter

Linha Visualmente Detetável | Elesa+Ganter | Reiman

Esta linha inclui componentes padrão feitos em tecnopolímero “azul sinal”, RAL 5005, material adequado para o contacto com alimentos (FDA CFR.21 e EU 10/2011), facilmente detetáveis e reconhecíveis ao olho humano graças à especificidade e singularidade da cor, que normalmente não existe nos ambientes em que estes componentes são aplicados.

A especificidade e singularidade da cor azul, naturalmente ausente no ambiente em que estes componentes são aplicados, permite também a visualização e deteção de partículas contaminantes.

Linha Magneticamente Detetável | Elesa+Ganter

Linha Magneticamente Detetável | Elesa+Ganter | Reiman

Esta linha inclui componentes padrão com insertos de aço inoxidável AISI 303 e 304, feitos em tecnopolímero “verde azul”, RAL 5001, material adequado para o contacto com alimentos (FDA CFR.21 e EU 10/2011).

O aditivo especial contido no material plástico, permite a deteção de partículas cúbicas de 5 mm por meio de um detetor de metais.

Linha Inox – Stainless Steel | Elesa+Ganter

Linha Inox - Stainless Steel | Elesa+Ganter | Reiman

Esta gama foi desenhada para as indústrias de processamento de alimentos, química e farmacêutica, para todas as indústrias com condições ambientais difíceis e para todas as aplicações onde as disposições da lei tornam obrigatório o uso de materiais resistentes à corrosão.

A linha de produtos Elesa+Ganter inclui uma ampla variedade de produtos especiais de aço inoxidável AISI em todos os grupos de produtos. Abrange elementos padrão de aço inoxidável e elementos padrão de tecnopolímero com inserções de metal de aço inoxidável, material esse que impede a acumulação de bactérias.


Para mais informações contacte a equipa especializada da Reiman. 

Contactos

Tel.: +351 229618090

comercial@reiman.pt 

Artigos Relacionados